segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Psicólogos podem prescrever remédios?


De forma alguma. A prescrição de remédios psiquiátricos é de exclusividade dos médicos, e sobretudo dos psiquiatras. Ele possui o estudo e o conhecimento para receitar o melhor remédio para cada situação que peça um remédio. E sugerimos fortemente que seja sempre por um médico psiquiatra, que é o especialista nessa área, pois comumente clínicos gerais e outras especialidades receitam remédios como ansiolíticos e antidepressivos, sem ter o mesmo corpo de conhecimento da Psiquiatria.
Aos psicólogos cabem outras técnicas de tratamento, que também são exclusivas dele, como a psicoterapia e o uso de testes psicológicos.
Caso algum psicólogo receite remédios, principalmente os de tarja preta, pelo seu próprio bem e por uma questão de ética, você pode a qualquer momento denunciá-lo para o Conselho Regional de Psicologia, pois essa é uma prática que além de impedida pelos conselhos de Psicologia, constitui exercício ilegal da Medicina, passível de punição por lei.
Se algum deles prescrever remédios que não precisam de prescrição médica, como fitoterápicos e calmantes naturais, chás e compostos orgânicos, fique atento. O profissional de Psicologia não precisa utilizar-se de tais métodos.

Andre Borghi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, críticas e contribuições, fique a vontade. Comentários previamente moderados pelos autores do blog.