quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dicas de como comportar-se numa entrevista de emprego

Introdução     

A imagem é sempre seu cartão de visita. Após ter se mostrado através de seu currículo (clique aqui para dicas de como fazer um currículo) e gerado interesse nas pessoas que o analisaram, agora elas irão chamá-lo para fazer entrevistas e possivelmente alguns testes. Elas precisam ter certeza que você tem as características necessárias para aquela vaga que você está concorrendo. Dessa forma, você poderá convencê-los com o que sabe, com as habilidades que possui e com os conhecimentos que adquiriu estudando. 

Mas também é muito importante o modo como você se comporta. Se você tem um comportamento bem visto dentro da entrevista, isso diz aos selecionadores que provavelmente você terá um bom comportamento em seu futuro ambiente de trabalho. O contrário também é verdade. Se você ofender os selecionadores, por exemplo, o que espera que eles pensem sobre você em seu futuro trabalho? Portanto, o comportamento é também observado e conta muito. 

Não entenda bom comportamento apenas como aquela imagem da criança quietinha. Às vezes é necessário que você não fique quietinho, se você está tentando um emprego que exige iniciativa. Entenda, sim, como um repertório de atitudes que estão de acordo com o que se espera de você. 

Por exemplo, se a vaga é para vendedor, espera-se uma pessoa com iniciativa, que saiba se expressar, que tenha boa capacidade de argumentação. Afinal, no seu trabalho, essa pessoa irá precisar convencer clientes a comprar produtos. Se durante a entrevista o candidato a essa vaga se mostra falando baixo, com poucas palavras, com pouca argumentação, fará com que os selecionadores pensem que ele não é o candidato ideal.

Se o cargo exige atenção, espera-se que já na entrevista a pessoa consiga ignorar o som dos carros lá fora e as conversas alheias para se ater apenas ao seu processo seletivo. Imagine uma pessoa que precisará operar uma máquina perigosa e que fica distraída olhando as brincadeiras dos outros colegas. Certamente, esse candidato não seria bem visto.

Portanto, entre várias coisas que a entrevista detecta, o comportamento é uma delas, e normalmente segue essa lógica. É como uma visão antecipada (preview) do candidato sobre como ele será em seu futuro trabalho.

Nesse artigo mostraremos algumas dicas que podem melhorar suas chances durante as entrevistas de emprego.

Como se apresentar durante a entrevista

1. Deixe em casa as roupas coloridas, saias justas, bijuterias grandes, o sapato velho e desgastadas.

2. Usar roupa adequada à função que pretende trabalhar e sapatos engraxados. Para as mulheres, não usar blusa transparente ou decotada, bem como saia curta, higiene pessoal caprichada;

O modo de uma pessoa se vestir não define seu caráter, mas pode dar dicas importantes de comportamentos e objetivos da pessoa. Alguns exemplos são clássicos, como uma candidata que talvez não se sinta capaz de concorrer a vaga pelos meios que realmente interessam, e capricha na sensualidade de suas roupas na esperança de passar por um selecionador masculino. É preciso entender que as características requeridas pelas empresas passam por capacidades que nada tem a ver com beleza física. Uma roupa demasiada colorida pode demonstrar irreverência exagerada, e uma roupa desgastada ou apresentar-se com odores desagradáveis, dar impressão de desleixo. Portanto, ao se vestir para uma entrevista de emprego, recomenda-se o básico, o equilíbrio e o bom senso.

3.Cabelos cortados, arrumados e penteados e unhas bem cuidadas;

4.Não fumar durante a entrevista; 

6.Não beber no dia anterior da entrevista;

7.Não comer alho ou cebola no dia da entrevista;

8.Nunca usar óculos de sol durante a entrevista; 

9. Ser cordial com todos durante o processo, desde a secretária até o selecionador.

Isso demonstra diretamente não apenas sua educação, como sua capacidade de se relacionar com pessoas, algo extremamente importante para a grande maioria das vagas em nossos tempos atuais. A capacidade de relacionar-se, de não perder a compostura mesmo perante situações que pareçam estressantes, é muito bem visto pelos empregadores. 


O que e como falar durante a entrevista

1.Cuidar da concordância verbal, não usar gírias ou palavrões.

2. Seja claro e objetivo em suas respostas. 

Os entrevistadores não estão interessados em histórias de família, ou problemas que possam existir com parentes, ou qualquer outro detalhe que não tenha sido requerido ou que você mesmo perceba que não é essencial. Limite-se a responder tranquilamente o que lhe for perguntado, dando as informações necessárias para o assunto em questão. 

Em alguns modelos de entrevista (por competências, por exemplo), costuma-se perguntar ao candidato se anteriormente existiu algum problema onde ele trabalhava, e ele tenha feito algo que resolveu esse problema. Nesse caso, é necessário contar qual era o problema, o que ele fez, e que resultado obteve. Mas não é necessário criticar a empresa, ou um colaborador que tenha causado o problema, ou descrever tudo tão detalhadamente que demore demais. Portanto, é importante ser objetivo, claro, e evitar ser prolixo.

3. Diga sempre a verdade. 

Não apenas isso contará muito sobre sua honestidade, como mesmo se você não conseguir a vaga terá deixado uma imagem verdadeira nas mãos dos entrevistadores, que poderão chamá-lo para outra vaga em outra ocasião. Mentir nas entrevistas nunca é sábio, e pode complicá-lo no futuro. Além do que na maioria dos casos tais mentiras podem ser detectadas por bons entrevistadores.

O que não se deve falar durante as entrevistas

1. Não reclamar da localização da empresa;

      2.  Não apontar aspectos negativos das atividades da empresa;

     3Não reclamar dos seus problemas pessoais, nem fale deles;

     4. Não reclamar do emprego anterior, nem dos colegas ou ex chefe;

     5. Não discutir política, religião, esportes, etc. (assuntos irrelevantes para o processo)
   
     6. Não falar do assunto salário antes da hora certa.


     Sabemos, é claro, que o salário é um dos fatores importantes para os candidatos. Mas você será solicitado a falar sobre ele pelos entrevistadores, espere esse momento. Ser incisivo cedo demais poderá dar a idéia de que sua única motivação para o trabalho é o salário, e muitas empresas não se satisfazem com isso. É preciso demonstrar, além do ganho financeiro, que sua vontade de evoluir como profissional e contribuir com a empresa que abriu a vaga também existe.

      Comportamentos que causam boa impressão

     1. Dar situações de contorno aos pontos fracos. Ex: "Fala inglês? Não, mas falo o espanhol.."

     2. Cuidar da postura do corpo. Falar com a cabeça na posição correta. Nunca abaixada ou erguida demais;
    
3. Olhar sempre nos olhos do entrevistador. E nunca falar nem alto nem baixo demais.

4. Não antecipar as perguntas do entrevistador. Deixe que ele direcione a entrevista. 

5. Se não souber uma resposta, diga ao entrevistador que não sabe. Seja honesto sempre. 
6. Procurar obter informações com antecedência sobre a empresa na qual pretende trabalhar. 

Dessa forma você não só aumenta suas chances em relação aos outros candidatos, como facilita possíveis perguntas sobre a empresa na entrevista. 

7. Revise e estude seu currículo cuidadosamente. Esteja pronto para explicar cada movimento e conquista que realizou ao longo da carreira;
    8. Não dê vexame, saiba o nome e cargo do entrevistador. Ele irá se apresentar no momento em que entrar em contato com você. Saiba também o local e o horário da entrevista;

    9.  Leve cópias do currículo, anotações sobre suas competências e objetivos, papel e caneta
        
       E mais:

10. Não esqueça que você pode ser avaliado desde o momento em que pisa na empresa. Portanto, trate bem a secretária e os assessores

11. Pense que a entrevista é o seu primeiro dia de trabalho. Sua atitude deve ser a de quem está ali para discutir um projeto, e não a de quem está mendigando um trabalho. 

12.Tente manter a autoconfiança. Afinal, ainda não existe empresa no universo que valorize profissionais inseguros e sem iniciativa;

13. Reflita bem antes de responder. Não se precipite, mas também não enrole. Jamais dê respostas monossilábicas, como “sim” e “é”;

14. Não saia da sala antes de fazer as perguntas ao recrutador. Verifique como será o processo de seleção daquele momento para frente.

    Como se comportar depois da entrevista

    Volte para casa e analise a entrevista. Verifique o que funcionou e o que não deu certo e como poderia melhorar na próxima ocasião;

    Há selecionadores diferentes no mercado, assim como acontece com qualquer profissão no mundo. Há os bons, os ruins, aqueles que realmente fazem com prazer seu trabalho, e aqueles que fazem apenas por necessidade. Portanto, você encontrará selecionadores que ao verificarem que você errou em algum ponto importante, lhe darão dicas de como melhorar para que da próxima vez que você participar do processo tenha mais chances de conseguir um bom resultado. E existem aqueles que não farão isso. Para todos esses casos, nós da Gestalt apresentamos esse artigo detalhado para quem ainda não teve acesso à essas informações valiosas, porque acreditamos que nossa missão como profissionais de Recursos Humanos, além de realizar nossos serviços com qualidade, é educar nossos candidatos no sentido de ajudá-los no futuro, mesmo quando não selecionados. E isso porque gostamos do que fazemos ;-)

    Se você não tiver noticias nenhuma após duas semanas, ligue para o recrutador e verifique se ele precisa de mais algum dado sobre você.

    Da mesma forma, há selecionadores que não atentam para dar uma resposta aos candidatos que não foram selecionados, e por isso alguns deles ficam ansiosos à espera e podem até mesmo perder outras oportunidades que venham a surgir. Acreditamos também que esse mau hábito de não dar-lhes retorno é minimamente uma falta de sensibilidade para com as pessoas. Mas no caso de você participar de um processo no qual não receba a resposta, você pode tomar a liberdade de procurar saber, sempre com educação, é claro.

    Concluindo

    Sejamos sinceros, nem mesmo toda essa preparação vai acabar de vez com o desconforto que é enfrentar uma entrevista. Afinal trata-se de um momento em que você está sendo avaliado por um estranho, cada palavra, gesto e movimento pode fazer a diferença.

    Há o receio de ser mal interpretado, rejeitado e, por fim, de perder uma grande oportunidade. Mas se render ao desespero é a pior saída. Vá em frente. Prepare-se bem. Seja você mesmo, e procure sempre aprender algo quando se deparar com esse tipo de situação. 
    O segredo é não desistir e procurar sempre melhorar, se atualizar. Para os bons profissionais, sempre existem vagas. Se em algum processo você não conseguiu, não significa que não conseguirá nos próximos. Suas chances na realidade até aumentam, pois você certamente não cometerá os mesmos erros que possivelmente cometeu nos processos anteriores.

    Acredite, e boa sorte. 
    Se você, leitor, tiver mais alguma dúvida, entre em contato conosco através de nossos emails


    Andre Borghi.
    Nívia Carvalho.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Dúvidas, críticas e contribuições, fique a vontade. Comentários previamente moderados pelos autores do blog.