terça-feira, 26 de outubro de 2010

Psicólogos cobram caro apenas para ouvir você falar?

E se você pensa dessa forma, também deve ser perguntar porque deveria pagar a alguém desconhecido para lhe ouvir, se seu amigo ou sua amiga fará a mesma coisa sem cobrar nada, e ainda por cima te conhece muito bem.

É uma pergunta lógica, mas esconde alguns equívocos. Em primeiro lugar, nenhum psicólogo atenderá ou tratará você da maneira que um amigo faria. Não somos formados ou treinados para sermos amigos. Os procedimentos são diferentes, existem técnicas específicas, e conhecimentos que vieram de pesquisas científicas e resultados comprovados ao longo de anos de existência da Psicologia.

É bom ter amigos dispostos a ouvir e aconselhar, isso é extremamente saudável, mas eles não farão por você o que um psicólogo faria, assim como um psicólogo não fará o que um amigo faria por você. Cada um tem seu espaço e sua importância.

Uma das diferenças está exatamente no fator “não conhecer”. Se você tiver um problema e procurar um psicólogo, ele começará a conhecê-lo a partir da primeira sessão. Com isso, ele poderá te ajudar com o que ele sabe sem nenhum laço afetivo muito forte ou comprometimento emocional que possa distorcer a forma dele pensar sobre sua situação.

A amizade, em geral, cria um laço muito bonito entre as pessoas, e as torna próximas. Assim, é provável que seu amigo ou amiga já o conheça a muito tempo, saiba de antemão coisas sobre você, mas justamente isso pode contaminar a forma dele pensar na hora de falar com você. É importante, mas não é um tratamento.

Layout muito usado pela
Psicologia Cognitiva-comportamental
Imaginemos que você tenha acabado um relacionamento, e tenha se sentido muito mal com isso, e vá se “consultar” com um amigo. A tendência é que ele tente te colocar prá cima, a defendê-lo independente do que ocorreu, a falar aquilo que ele acredita que lhe fará bem. Isso é bom e agradável, mas nem sempre ajuda. Se você estiver precisando de uma orientação profissional, precisa de um espaço para pensar criticamente o que você está fazendo, não apenas o que fez de certo, mas o que fez de errado também. Não apenas ganhar elogios, mas pensar se seu comportamento está sendo bom para você e quais responsabilidades você tem sobre o que ocorre com você.

Por isso, são duas formas diferentes de lidar. Não estou dizendo que ao procurar um psicólogo ele apenas irá te maltratar e te fazer sentir mal. Não é isso. Estou dizendo que a forma com que ele irá lidar com você, será mais profissional, centrada, visando lhe permitir superar o problema, sem que emoções estejam direcionadas a você. Seu amigo se importa com você porque ele gosta muito e tem toda uma história com você, seu psicólogo se importa porque é um profissional e seu trabalho é esse, e isso permitirá menos distorções no modo de compreender sua situação.

Exatamente por esse motivo somos impedidos de atender pessoas que tenham muita proximidade conosco, como parentes e amigos próximos. Há até mesmos professores que evitam atender seus próprios alunos de faculdade, acreditando que o tratamento não daria tão certo.

Atendimento infantil
Outra coisa importante é que não ficamos apenas ouvindo por uma hora. Enquanto ouvimos, tentamos compreender, conversamos com um objetivo estabelecido, e alguns, como os cognitivos, anotam coisas importantes para aterem-se a elas e para que você veja o que você mesmo disse e possa refletir sobre isso. Após o paciente sair do consultório, a sessão dele acabou, mas não a nossa. Ainda estudaremos a situação, pensaremos nas próximas sessões e em formas de melhor ajudar o paciente. São partes do trabalho que de fato não são vistas pelos usuários de nossos serviços, mas que existem. Em média, para cada uma hora semanal de um paciente, usamos várias outras direcionadas a ele para um melhor tratamento, e muitas vezes ele não sabe disso.

Layout utilizado por algumas linhas da
Psicanálise, com a presença do divã
Apenas para exemplificar, um paciente que faça um teste Rorschach, por exemplo, pode demorar em média uma ou duas sessões para completá-lo, no entanto, o trabalho conseqüente do terapeuta para conseguir o resultado pode chegar a um dia inteiro de trabalho.

Claro que ainda existem algumas linhagens e formas de condução onde o psicólogo parece ficar totalmente inerte frente a um monólogo do paciente, mas além delas estarem caindo em desuso, não significa que a análise posterior do material não confira trabalho a ele.

Portanto, não se preocupe, você não joga seu dinheiro fora quando solicita os serviços de um psicólogo, e se acredita que isso está ocorrendo, é seu direito procurar outro profissional que melhor lhe atenda.





Andre Borghi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, críticas e contribuições, fique a vontade. Comentários previamente moderados pelos autores do blog.