terça-feira, 26 de outubro de 2010

Depressão é frescura e falta de vontade de se curar?



Esse é um mito, talvez dos mais perigosos, porque faz as pessoas não levarem a Depressão a sério, e faz com que aqueles que sofrem com ela, também sofram com o preconceito. Se é frescura e falta de vontade, então elas não estão realmente doentes, mas preguiçosas e reclamonas.

No entanto, não é nada disso. A Depressão é um Transtorno do Humor, uma doença séria que não ocorre por frescura. A pessoa que sofre depressão tem um desequilíbrio químico no cérebro, produzindo menos de alguns hormônios, como serotonina, ou utilizando-os de forma incorreta. Somado a isso, normalmente há alguma situação que desencadeia a doença e coloca a pessoa numa circunstância, que se não levada a sério, pode piorar e mesmo causar a morte.

É uma doença que possui uma predisposição biológica, ou seja, a pessoa tem um funcionamento (normalmente esse desequilíbrio químico) que faz com ela tenha muitas chances de ter depressão, e que é acionada quando algo ocorre. Se a depressão fosse um revólver, a predisposição seria a munição. Se sua arma está carregada, ela tem mais chances de atirar. Quando se apertar o gatilho, que é alguma situação da vida da pessoa, a arma dá o tiro. Seguindo essa analogia, é assim que a Depressão se instala.

A Depressão modifica a forma de pensar e analisar os fatos da pessoa, portanto os argumentos que julgamos simples e racionais simplesmente não irão funcionar. Alguns depressivos chegam mesmo a pensar em se matar, o que chamamos de ideação suicida. Esses são os casos mais sérios e precisam de emergência no atendimento psiquiátrico.

É uma doença tão séria que requer cuidados de psiquiatras, psicólogos e outros profissionais em um esforço conjunto para ajudar a pessoa. Dizer a uma pessoa com depressão para que saia dessa  deprê, supere os problemas, veja como a vida é bonita, que ela não devia se dar ao luxo de reclamar tanto em um mundo tão difícil, são coisas que não ajudam, não surtem efeito e podem piorar a situação, tornando a pessoa irritada ou fazendo-a se sentir culpada por não conseguir “melhorar” através de métodos tão simples.

Ao invés disso, diga-lhe que há profissionais que podem ajudá-la, e se for o caso, encaminhe-a. Com certeza ajudará muito mais.


Andre Borghi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, críticas e contribuições, fique a vontade. Comentários previamente moderados pelos autores do blog.