quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Eu não preciso tomar remédios se eu estiver me tratando com psicólogos ?



Se você estiver em tratamento com um psicólogo, e um psiquiatra tiver receitado remédios, saiba que uma coisa não anula a outra, a não ser casos muito especiais que certamente serão informados a você.

Na verdade, as pesquisas recentes na área de saúde mental demonstram que a soma de psicoterapia e tratamento com remédios, ou seja, a aliança entre um psicólogo e um psiquiatra, tende a ter resultados muito melhores do que uma ou outra coisa sozinha para a gigantesca maioria das patologias mentais.

É perigoso ao paciente parar por conta própria de tomar um remédio psiquiátrico. O psiquiatra é quem deve acompanhar e orientá-lo na melhor forma, e caso o remédio esteja causando efeitos colaterais indesejáveis, cabe ao paciente conversar com seu médico para que ele verifique se não há outro remédio que possa ser menos inconveniente. Mas nunca deve iniciar ou parar um tratamento medicamentoso por conta própria.

Também não cabe a um psicólogo desautorizar a prescrição de um psiquiatra, e vice-versa. Cada um deve respeitar sua área. É muito melhor a ambos os profissionais, e melhor ainda ao paciente, que conversem entre si caso haja discórdia ou visões diferentes sobre a situação. Isso é conhecido como multidisciplinaridade, quando profissionais de diferentes áreas se unem pelo bem de seus pacientes, e não entram em uma briga de poder por ele.

Há distúrbios e problemas específicos que precisam do acompanhamento de um psiquiatra, e se couber ao psicólogo explicar ao paciente a importância disso, bem como tranqüilizá-lo frente a vários medos que as pessoas possuem da Psiquiatria (outra área de ciência que sofre bastante com crenças equivocadas), terá ajudado muito o processo de tratamento.



Andre Borghi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, críticas e contribuições, fique a vontade. Comentários previamente moderados pelos autores do blog.